Unemat pode ofertar três mil vagas em 2017 na modalidade de ensino a distância

22/08/2016 11:36

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está entre as instituições públicas de ensino superior (Ipes) integrantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) que apresentaram propostas ao Edital nº75 de 2014. A previsão é que a Unemat oferte, entre novos e já existentes, 17 cursos, nos 20 polos de apoio presencial onde atua. Serão cerca de três mil vagas financiadas pela UAB e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2017.

A diretora de Gestão de Educação a Distância e Coordenadora da UAB/Unemat, professora Nilce Maria da Silva, participou, na última sexta-feira (19.08), em Cuiabá, de reunião com os representantes das Ipes de Mato Grosso. O objetivo foi dar continuidade às discussões iniciadas junto aos polos para planejamento de demanda e oferta dos cursos. “Os projetos pedagógicos de curso ainda passarão por análise e aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unemat”, lembrou Nilce Silva.

Cada turma dos cursos online com etapas presenciais de avaliação comportam 50 alunos e o programa federal de educação a distância uma gama de envolvidos. A infraestrutura dos polos é de responsabilidade dos municípios. Às Ipes, como é o caso da Unemat, cabe a gestão da oferta desde o processo de seleção (vestibular), matrícula, acompanhamento administrativo e pedagógico dos cursos, acompanhamento da vida acadêmica dos alunos, os diplomas e certificados. Já o custeio dos cursos e pagamento de bolsas aos professores e tutores são de responsabilidade da UAB/Capes sob gestão da Coordenação UAB/Unemat.

Os 20 polos de apoio presencial estão localizados nos municípios de Água Boa, Alto Araguaia, Arenápolis, Aripuanã, Barra do Bugres, Cáceres, Campo Verde, Colíder, Comodoro, Diamantino, Guarantã do Norte, Jauru, Juara, Juína, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Sapezal, Sorriso e Vila Rica.

Opções de cursos

Os cursos em reoferta são Licenciatura em Ciências Biológicas, Letras/Espanhol, Letras/Inglês e Pedagogia, bacharelado em Administração Pública, especialização em Gestão em Saúde, Gestão Pública e Gestão Pública Municipal.

Os novos cursos são licenciatura em Artes Visuais, Geografia, História e Matemática; bacharelado em Ciências Contábeis, Sistemas de Informação e Turismo; e especialização em Educação a Distância, Gestão Universitária, Gestão Escolar, Informática na Educação e Saberes e Práticas na Educação Infantil.

Universidade Aberta do Brasil

Criada em 2005, a UAB é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia de educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Capes. 

 

Fonte:Unemat