Senac em Mato Grosso leva qualificação profissional para jovens do Vale do Araguaia

08/03/2019 12:31

No município de Água Boa, na região do Vale do Araguaia, 746 quilômetros de distância de Cuiabá, cerca de 30 alunos entre 14 e 18 anos de idade estão tendo a oportunidade de aprender uma nova profissão por meio do Programa de Qualificação do Aprendiz (PQA), implantado pela instituição de ensino profissionalizante voltada para o comércio de bens, serviços e turismo em Mato Grosso (Senac MT), que faz parte do Sistema Fecomércio-MT.

O curso de “Auxiliar Administrativo” já está em andamento desde agosto de 2018, com duração de um ano, deve ser finalizado no mesmo período deste ano.

A medida é realizada por meio do Centro de Educação Profissional (CEP), sob a coordenação da instrutora e da orientadora pedagógica da entidade em Barra do Graças, Odineia Soares e Rachel Mariano, respectivamente.

Como parte do processo de conclusão do curso, os alunos realizaram a apresentação do projeto integrador na Câmara Municipal de Água Boa, perante os pais, vereadores do município e empresas parceiras do Senac na região.

A atividade proposta pela instituição de ensino envolveu o trabalho em equipe – proporcionando a interação dos aprendizes com a comunidade – e a postura profissional condizente com a carreira que o jovem pretende seguir, assim como direitos e deveres inerentes ao seu perfil e área de atuação.

Os temas abordados nos trabalhos apresentados foram “Como a economia e a tramitação dos documentos influenciam as organizações” e “A correlação entre álcool, drogas e gravidez na adolescência com a gestão de documentos”.

Ivonete Aparecida de Oliveira é mãe de um dos menores e disse estar satisfeita com o trabalho apresentado, tanto do filho quanto da instituição de ensino Senac. “Gostei muito da apresentação, uma experiência muito boa e cada dia que passa uma oportunidade que eles têm para crescer e ter mais desempenho, agradeço vocês professores que tem o desempenho de incentivar e ensinar os alunos."

A qualificação é ofertada gratuitamente, mas o aluno para ingressar no curso deve estar matriculado ou já ter concluído o ensino médio. O objetivo é reduzir o número de adolescentes e jovens entre 14 a 25 anos que não estudam e nem trabalham, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad/IBGE), no Brasil aproximadamente 23% das pessoas nessa faixa etária se enquadram nesta estatística.

CEP E PQA           

O Centro de Educação Profissional (CEP) do Senac em Barra do Garças abrange os municípios da região oferecendo qualificação profissional para jovens através do Programa de Qualificação do Aprendiz (PQA).

A instituição também oferece curso técnico em enfermagem e de assistente administrativo, ambos com – com 160 horas de duração.

Novas turmas devem iniciar também em agosto deste ano e os interessados que moram em Água Boa devem procurar o posto do SINE, localizado na Av. Araguaia, nº 160, Centro.

A instituição também oferece o curso “Técnico em Enfermagem”, com duração de 160 horas.

Interessados podem entrar em contato com o Senac em Barra do Garças, pelo telefone (66) 3401-1944 e obter mais informações.

 

Fonte: Assessoria/Fecomercio-MT