PRINCIPAL ARTICULADOR - Governadores destacam atuação de Baiano para conclusão da ponte entre MT e GO

30/07/2017 10:20

O trabalho de articulação do deputado estadual Baiano Filho a favor da conclusão da ponte que interliga os Estados de Mato Grosso e Goiás foi reconhecido, neste sábado (29.07), pelos governadores Pedro Taques e Marconi Perillo, durante solenidade de inauguração desta importante obra para consolidação do desenvolvimento da região Araguaia.

Com 577 metros e investimentos contabilizados na ordem de R$ 32,2 milhões, a ponte de Cocalinho é um sonho antigo da região do Araguaia que dependia de balsas para deslocamento entre os Estados.

“Hoje é um dia histórico para os Estados de Mato Grosso e de Goiás. A participação do deputado Baiano Filho, seja fazendo os apontamentos de quem conhece essa região como poucos, seja nas legítimas cobranças junto aos órgãos competentes”, reconheceu Pedro Taques, destacando as inúmeras intervenções do parlamentar a favor da conclusão das obras de encabeçamento da ponte, além dos 41 km da MT-326, que liga Cocalinho até a divisa de Mato Grosso e Goiás.

Com o mesmo entendimento, Marconi Perillo agradeceu o parlamentar de Mato Grosso pela forte articulação em benefício do Araguaia, ultrapassando as barreiras estaduais, a favor do desenvolvimento local.

“Temos na pessoa do deputado Baiano Filho um grande parceiro que não mede esforços para assegurar as melhorias que nossos estados necessitam. Digo isso levando em consideração os programas e serviços públicos ofertados pelos dois estados, nessa região de divisa, com o apoio incondicional do Baiano, que esteve por inúmeras vezes e em diferentes ocasiões reunido comigo em meu gabinete, onde inclusive tem portas abertas, para tratar da conclusão da obra, e tem feito apontamentos importantes à minha equipe para a conclusão também dos 62 km de asfalto ligando a ponte até a GO-164”, exaltou o governador de Goiás, cujas palavras foram endossadas pelo secretário de Infraestrutura de Goiás, Walmir Rocha.

Walmir ainda acrescentou que o empenho de Baiano foi essencial para a conclusão da travessia, uma vez que o parlamentar possui trânsito aberto entre os produtores locais, detém grande conhecimento da região Araguaia, habilidade política para sensibilizar os agentes públicos entorno do projeto, e muita vontade de trabalho. “O Baiano é o que chamamos de um verdadeiro construtor de pontes, ele tem a habilidade essencial aos políticos, mas que poucos detêm, a capacidade de aglutinar em favor da maioria”, categorizou Walmir.     

Construída por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), a obra irá beneficiar mais de 200 mil habitantes de 36 municípios de Mato Grosso, Goiás e Sul do Pará. Pela ponte está previsto o escoamento da produção de grãos de toda a Região do Norte Araguaia, atualmente estimada em 7 milhões de toneladas.

"Obrigado, governador Marconi Perillo, pela sensibilidade para a execução desta importante obra, obrigado por ser este governante visionário; agradeço também ao governador Pedro Taques que em momento algum titubeou sobre a necessidade desta obra para o Araguaia, talvez se fosse outro governo, ou outro governador, esta obra pudesse ter sido paralisada, mas não com o governador Pedro Taques, um homem de posicionamento muitas vezes rígido, austero, mas acima de tudo, sensível e sempre pronto ao bom dialogo, obrigado governador, e como representante desta região posso afirmar que o Araguaia hoje lhe agradece. Esta obra simboliza o compromisso de dois governos [Goiás e Mato Grosso] com o desenvolvimento do Araguaia e impressiona não só pela sua estrutura física, mas sim pela sua maior grandeza que é o benefício que ela levará a toda a população local”, concluiu Baiano Filho.

 

Assessoria de Comunicação

Crédito das Fotos: Rafael Manzutti/SINFRA-MT