MPF/RS apresenta a educadores projeto sobre segurança e ética no mundo digital

10/11/2017 16:28

Reunião preparatória ocorreu nesta quinta-feira (9), no município de Encantado (RS). Próxima etapa do projeto está marcada até o final deste mês

Foi apresentado na quinta-feira (9), no Auditório Brasil, no Centro Administrativo do município de Encantado (RS), o projeto “Mundo digital: dialogando sobre uso ético, seguro e responsável”. O objetivo da iniciativa é ampliar os diálogos em relação à segurança digital e estabelecer redes de compartilhamento de saberes no sistema educacional. 

Na reunião preparatória, além das idealizadoras do projeto – a procuradora da República e coordenadora do Núcleo de Apoio ao Combate aos Crimes Cibernéticos do Ministério Público Federal (MPF/RS), Jaqueline Ana Buffon, e a educadora da rede municipal de ensino de Porto Alegre, Adrialda Fátima Sfoglia Lorenzi –, estiveram presentes secretários municipais de educação de municípios do Vale do Taquari, de escolas particulares da região, da Univates, bem como de órgãos e educadores ligados à rede estadual de ensino, além dos prefeitos municipais anfitriões da execução das atividades em Encantado e Relvado.

Para a procuradora da República Jaqueline Buffon, a prevenção contra os crimes que ocorrem na internet é a melhor forma de enfrentamento. “O Ministério Público Federal busca a união de todos os envolvidos – família, escola, comunidade, sociedade civil em geral – nessa luta”, disse. Jaqueline explica que a iniciativa possibilitará a centenas de alunos novamente serem os protagonistas e multiplicadores deste conhecimento em segurança digital, a exemplo do trabalho realizado no ano passado.

O projeto surge como um prolongamento de ações educativas iniciadas no ano de 2016, com educandos da rede municipal de ensino de Porto Alegre, participantes do “Programa Integração AABB Comunidade Porto Alegre”, e é motivado pelo sucesso do trabalho “Dialogando e criando respostas sobre mundo digital com crianças, MPF e Safernet”.

Na próxima etapa do projeto, marcada para ocorrer entre os dias 15 e 30 de novembro, educandos da EMEF Professor Anísio Teixeira (Porto Alegre), conversarão online com educandos vencedores do Prêmio Logus RBS (Relvado) para trocarem experiências. Nesse diálogo, conhecerão idosos que estão aprendendo a utilizar os meios digitais, através do espaço informatizado resultado da premiação. O momento será registrado pelos alunos do Projeto de Mídias da escola de Porto Alegre.

Ações em 2018 - O ponto alto da proposta será o seminário regional de formação continuada “Boas escolhas online”, para aproximadamente 560 educadores do Vale do Taquari, com carga horária de 8h, no dia 22 de fevereiro de 2018. 

Outra etapa importante, programada para o dia 4 de maio de 2018, será a realização da mostra de produções sobre segurança digital, na praça central do município de Relvado (RS). Neste momento, os educandos dos municípios que participaram da oficina de formação, a partir do 4º ano do ensino fundamental até o ensino médio compartilham suas reflexões e produções, num evento aberto para toda comunidade da região, na praça da cidade.

O pequeno município de Relvado, com pouco mais de 2 mil habitantes, foi escolhido pelo destaque alcançado com a premiação no projeto Logus RBS a partir do uso da teoria da gamificação como forma de engajamento e de desenvolvimento de competências socioemocionais dos estudantes da rede pública de ensino.

 

Assessoria de Comunicação Social/RS