Estudantes de MT conquistam medalhas ouro e bronze no Mundial Escolar

18/07/2016 23:41
A atleta Mirielli da Silva foi o grande destaque no salto triplo. As outras conquistas foram na corrida e no lançamento de dardo -

Atletas de Mato Grosso conquistaram três medalhas nos Jogos Mundiais Escolares 2016, na Turquia, que ocorreu no último fim de semana. Subiram ao pódio Mirielli da Silva (ouro), Tainara Gonçalves e Fabielle Samira, ambas com medalhas de bronze. Para chegar até o mundial, as estudantes tiveram que passar pelas etapas municipal, regional e estadual dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso.

Mirielli teve o resultado mais expressivo ao conquistar a medalha de ouro no salto triplo. Ela tem a quinta melhor marca do mundo e é a primeira no ranking brasileiro da categoria sub 18. Para conquistar o ouro, Mirielli teve saltou a distância de 13,2 metros.

Já as atletas Tainara e Samira conquistaram as medalhas de bronze na prova dos 100 metros com barreiras e no lançamento de dardo, respectivamente. Nos 100 metros, Tainara fez o tempo de 13,84 segundos. No lançamento de dardo, Samira alcançou a marca de 49,48 metros.

Para o presidente da Federação Mato-grossense de Atletismo, Francisco Antônio da Silva, os resultados expressivos significam a coroação de um trabalho consistente da federação, que ao longo dos anos tem capacitado árbitros e professores de Educação Física. “E para os atletas fica o sentimento de que todo esforço e sacrifício valeram à pena. Esses resultados também estimulam outros jovens a praticarem esportes. Com isso temos a possibilidade de sempre revelarmos grandes talentos”, destacou.

Mirielli, Tainara e Samira conquistaram o direito de representar o Brasil no Mundial Escolar depois de terem passado pelas etapas municipal, regional e estadual dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso. Francisco ressaltou que a competição é fundamental para o esporte no estado. “Jogos escolares são a mola propulsora do esporte em Mato Grosso. É onde você oportuniza que o maior número de crianças pratique esportes”, observou.

Conforme ele, se os jovens talentos do atletismo têm condições de participar de eventos internacionais, isso se deve muito aos jogos escolares, desde a etapa municipal até a nacional. “Os jogos são de suma importância para o desenvolvimento do atletismo e do esporte como um todo em Mato Grosso”, enfatizou o presidente da Federação Mato-grossense de Atletismo.

Ao todo, cinco estudantes/atletas de Mato Grosso fizeram parte da delegação brasileira nos Jogos Mundiais Escolares na Turquia. Todos os atletas são da equipe ASA, do município de Sorriso (a 412 km de Cuiabá). Eles foram treinados pelo professor Marcos Fladimir. 

 

Seduc/Sael-MT