Educação Financeira nas escolas será tema de Comissão de Educação da Câmara

23/11/2016 16:31

 

A educação financeira nas escolas será tema da Comissão de Educação da Câmara de Deputados no próximo dia 29 de novembro. Na ocasião, será apresentada a defesa de que o tema seja inserido na grade curricular do Ensino Básico no Brasil, considerando os grandes resultados observados em crianças educadas financeiramente.

A realização da Audiência Pública foi um requerimento do deputado Arnaldo Faria de Sá, e acontecerá das 16h às 18h no Plenário 10, Anexo II da Câmara dos Deputados. Participarão da audiência representantes do MEC (Ministério da Educação), do Conselho Nacional de Educação e da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), dentre outras organizações ligadas ao tema.

O objetivo é que a partir do apresentado, ocorra um estudo para a implementação do projeto de lei que possibilite a ampliação de acesso ao tema nas escolas. Fato que já ocorre, mas de maneira ainda muito incipiente, não atingindo a grande maioria das instituições de ensino no Brasil.

 

Importância da educação financeira

A abordagem do tema nas escolas reflete diretamente na realidade da população. No Brasil, a ausência de cultura sobre como administrar o dinheiro de forma saudável e sustentável é evidenciada por dados que indicam que o brasileiro não poupa, pelo contrário, se endivida. Mais da metade da população está nessa situação, justamente por gastar mais do que recebe.

Como consequência, os índices de inadimplência no Brasil são muito altos. Apenas pequena parcela da população é investidora e consegue poupar parte dos recursos que recebe durante a vida. Felizmente, a educação financeira, hoje, é considerada essencial para a nova geração de brasileiros e está presente em salas de aulas de milhares de escolas particulares em todo o país. Nas escolas públicas, entretanto, o tema ainda é uma novidade.

“Já estamos inserindo a educação financeira em algumas escolas, mas considerando a importância do tema, é fundamental que todos tenham acesso. É importante que todas as crianças, independente de sua classe social e condição financeira, sejam educadas financeiramente”, alerta o presidente da Abefin, Reinaldo Domingos.

A implementação da disciplina de educação financeira nos currículos escolares é necessária, portanto, para romper o ciclo atual e iniciar um novo, com cidadãos capacitados para tomar decisões assertivas em relação ao uso do dinheiro. Esse ensinamento começa na escola, com crianças que estão na fase do aprendizado de hábitos saudáveis, por meio de ensinamentos lúdicos e firmados em conceitos pedagógicos de excelência.

A consolidação da educação financeira como algo a ser trabalhado não apenas com crianças e jovens, mas também com adultos, é tão evidente que já existe no Brasil cursos profissionalizantes sobre o tema, como especialização e pós-graduação em educação financeira. Além disso, desde 2012, a Abefin atua na busca pela regulamentação da atividade de educador financeiro no país.

O próprio Governo Federal já sinalizou a importância do tema, iniciando em 2010 a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) e criando um comitê que elaborou um material de educação financeira para os ensinos médio e fundamental.

Na iniciativa privada, a Metodologia DSOP de Educação Financeira se destaca por educar anualmente mais de meio milhão de crianças, com o objetivo de melhorar a vida de cada uma delas e de suas famílias, o que gera, de forma orgânica, mudanças positivas na comunidade, no bairro, na cidade e, consequentemente, no país.

“A discussão na Câmara dos Deputados será uma importante abertura para um debate mais amplo sobre o tema. Espero que a partir do momento em que os nobres deputados ampliem sua percepção sobre o tema, passem a levantar essa bandeira, auxiliando na criação de gerações mais saudáveis financeiramente”, finaliza Reinaldo Domingos.

 

 

 

Fonte: DSOP Educação Financeira