Arquivo Público guarda registros das Candidatas do Estado que se tornaram Miss Brasil

04/10/2016 04:52

O principal concurso de beleza do país, o Miss Brasil, foi realizado neste sábado (01.10) em sua 62ª edição. O primeiro evento oficial, ocorrido em 1954, foi vencido pela baiana Martha Rocha. Com o passar dos anos, 15 estados diferentes conseguiram emplacar suas representantes como a mais bela da nação. Em Mato Grosso foram três candidatas que conseguiram esse feito. A Superintendência de Arquivo Público, ligada a Secretaria de Estado de Gestão (Seges) guarda os registros destas competições.

A Miss de Barão de Melgaço, Márcia Oliveira, 21 anos, natural do Rio de Janeiro, foi a primeira representante de Mato Grosso a se tornar Miss Brasil, em 1985. O jornal O Estado de Mato Grosso de 11 de maio daquele ano, anunciava em um dos seus títulos “MT tem beleza maior que o Pantanal”. O júri que elegeu a vencedora foi formado por várias personalidades da época, uma delas era o jogador de futebol, Pelé. 

Em 17 julho, o mesmo jornal comentava sobre o segundo lugar conquistado por Márcia no Miss Sul América, ocorrido em Lima, capital do Peru. Outra façanha, realizada no maior concurso de beleza do mundo, o Miss Universo, também foi lembrada. A Miss ficou entre as 10 mais bonitas no evento disputado em Miami, Estados Unidos. 

No ano  2000, Mato Grosso teve mais uma candidata vencedora do Miss Brasil, desta vez foi Josiane Kruliskoski, Miss Sinop, 19 anos, natural de Catanduvas, Paraná. O jornal Diário de Cuiabá de 16 de abril exibia a seguinte chamada “Garota de Sinop vai Disputar o Miss Universo”. Os concursos de beleza conquistados pela Miss e a sua trajetória de vida, foram alguns dos assuntos expostos pelo jornal. Josiane não ficou entre as finalistas do Miss Universo que aconteceu em Nicósia, Chipre.

A última a alcançar o posto de Miss Brasil foi Jackeline Oliveira, 20 anos, eleita em 2013. A jovem natural de Rondonópolis representou sua cidade na competição regional, sendo a primeira Miss que realmente nasceu em Mato Grosso a ganhar o concurso nacional. O jornal A Gazeta de 30 de setembro exibia “MT fatura o Miss Brasil”. As etapas do concurso e o feito conquistado pela rondonopolitana foram abordados pelo veiculo de comunicação. Josiane, vista por muitos como a sósia da atriz Bruna Marquezine, ficou em 5º lugar no Miss Universo realizado em Moscou, Rússia.

Este ano quem defendeu o Estado e concorreu ao titulo de Miss Brasil foi Taiany Zimpel,18 anos, Miss Sorriso. Para ter acesso a documentos referente a esse assunto ou registros relacionados a outros temas, visite o Arquivo Público de Mato Grosso, localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 451, no centro de Cuiabá. O atendimento é das 13h às 19h. Mais informações pelo telefone (65) 3613-1801 ou pelo site https://www.apmt.mt.gov.br.

 

Fonte: Seges/MT