Abertura oficial da 13ª Semana do meio ambiente será nesta segunda-feira

03/06/2017 18:08
Sema e parceiros promovem extensa programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado nesta segunda, 5 de junho. A população ainda pode se inscrever e participar de minicursos

A abertura oficial da 13ª Semana do Meio Ambiente será nesta segunda-feira (05.06) às 14h30, no Auditório Deputado Milton Figueiredo da Assembleia Legislativa do Estado (AL-MT), em Cuiabá. Com o tema ‘Territorialidade, Cultura e Identidade: Ecoturismo em Mato Grosso’ o evento será realizado em parceria com a o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT). O objetivo é promover diálogo com a sociedade sobre a importância do desenvolvimento do turismo sustentável.

Participarão do evento o governador Pedro Taques, o vice-governador e secretário de Estado de Meio Ambiente, Carlos Fávaro, a equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o reitor do IFMT, Willian Silva de Paula, o presidente da AL-MT, Eduardo Botelho, e representantes de outras instituições.

Na cerimônia de abertura, a cantora cuiabana Lorena Ly fará uma apresentação cultural. Em seguida haverá palestra sobre a participação e controle social no processo de construção de políticas públicas e o lançamento de uma consulta pública a respeito do Programa Nacional de Educação Ambiental. A companhia de aventura estará ministrando durante os três dias de eventos, das 13h às 17h, na AL-MT uma oficina sobre parede de escalada e slackline. Veja a programação detalhada do evento neste link.

O tema ‘Territorialidade, Cultura e Identidade: Ecoturismo em Mato Grosso’ segue a bandeira defendida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que declarou 2017 como o ‘Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento’. De acordo com o secretário Carlos Fávaro, é importante fomentar essa discussão para que as pessoas se sensibilizem com a causa e tornem-se aliadas na preservação para o desenvolvimento sustentável. “A meta é unirmos esforços em prol do meio ambiente. Para isso é necessário estabelecer o diálogo e desmistificar o tema”.

Conforme a superintendente de Educação Ambiental da Sema, Vânia Montalvão, esse será um espaço para a comunidade mato-grossense refletir e debater sobre o ecoturismo e a valorização das múltiplas territorialidades, culturas e identidades como assuntos primordiais para implementação de políticas públicas ambientais sustentáveis. “Nosso objetivo é ganhar aliados na luta pela sustentabilidade”. Os interessados em participar das atividades que ocorrerão ao longo dos três dias de evento podem ser inscrever gratuitamente neste link.

Semana do Meio Ambiente

Em Mato Grosso, o evento foi instituído a partir da Lei n° 7937/2003, que é comumente realizada próxima ao dia 5 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia. A criação desta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.

 

Fonte: Sema-MT